Crianças, adolescentes, adultos e idosos
A Atendimento Neuropsicológica tem como objetivo avaliar com maior detalhe o desempenho do funcionamento cerebral e suas funções cognitivas, contribuindo com o diagnóstico de patologias neurológicas e/ou psiquiátricas que interferem no funcionamento cognitivo, emocional e comportamental do indivíduo.
É utilizado instrumentos (testes - baterias e escalas padronizados) para avaliar as funções cognitivas da criança, ou seja, como está o desempenho das suas habilidades nas áreas como: atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento de informação, visio-construção, afeto, funções motoras e executivas.
A avaliação ocorre geralmente em torno de quatro a oito sessões, podendo ter alterações ao longo do processo. Consiste em entrevista inicial com o responsável da criança, aplicação de instrumentos de avaliação cognitiva, emocional e comportamental e entrega de relatório de avaliação neuropsicológica.
A avalição é solicitada por profissionais de saúde (pediatras, neurologistas, psiquiatras. fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros), pais ou responsáveis e a escola.